Estudante de mestrado da USP visita o Observatório Social de Mandaguari-ADAMA

16 de agosto de 2016 13:57

        O Observatório Social de Mandaguari-ADAMA, recebeu em 12.08.2016 a visita pré-agendada de Luciano Nurmberg Peres, aluno do mestrado do programa de Pós-graduação em Controladoria e Contabilidade da Universidade de São Paulo (USP), com o objetivo de identificar como os órgãos públicos podem produzir informações de qualidade para o exercício do controle social de acordo com a visão do Observatório social. Essa pesquisa faz parte de sua dissertação de mestrado.

        Essa fase da pesquisa envolve a realização de entrevista para coletar informações sobre o dia-a-dia dos Observatórios Sociais, uma vez que as informações teóricas do funcionamento dos Observatórios foram coletadas, por Luciano, no site eletrônico do Observatório Social do Brasil.

        Luciano informou que, se autorizado, os dados coletados serão divulgados na dissertação e em futuras publicações de natureza científica, seguindo as diretrizes de ética de pesquisa. Para o que teve o consentimento do Observatório Social de Mandaguari-ADAMA.

        A equipe do Observatório Social de Mandaguari-ADAMA, conheceu Luciano Nurmberg, quando participou, na UEM, do Projeto LAI Social, desenvolvido pelo Tribunal de Contas do Estado do Paraná em parceria com Universidades Estaduais e Observatórios Sociais. Na época Luciano era acadêmico da UEM no curso de Contabilidade.

        Além de ter recebido informações sobre a atuação dos Observatórios Sociais, através de professores da UEM, passou a conhecer um pouco mais desse trabalho através do convívio com a equipe do Observatório Social de Mandaguari-ADAMA, enquanto durou o desenvolvimento do Projeto LAI Social. Conhecimento esse que contribuiu para que fizesse sua opção sobre o tema de sua dissertação de mestrado.

        Para o Observatório Social de Mandaguari-ADAMA, que integra a Rede OSB de Controle Social, coordenada pelo Observatório Social do Brasil é bastante gratificante constatar que o trabalho realizado pelos Observatórios desperta interesse da comunidade científica, especialmente tendo como foco, identificar como a gestão pública pode e deve produzir informações de qualidade para possibilitar aos cidadãos o exercício da cidadania através do controle social.

        O bom gestor público, muito mais que apenas publicar os atos administrativos, procura dar transparência aos mesmos, de forma que não apenas os técnicos, mas todos os cidadãos possam acompanhar a aplicação dos recursos públicos.

Mantenedores

ObservatórioSocial do Brasil - Mandaguari-PR

Organização da efetiva aplicação do controle social no monitoramento da Administração Pública


CEP:
Telefone:
E-mail: